O que é Licenciamento Ambiental (EIA/RIA, RCA/PCA)?
O Licenciamento Ambiental é uma exigência dos órgãos ambientais, nas esferas Federais e Estaduais, e em alguns casos, Municipais, instituída através da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal no. 6.938/81), para os empreendimentos que apresentam potencial poluidor.
Este procedimento regulariza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
O que é Diagnóstico de Cobertura Vegetal?
Visa caracterizar e identificar a fitofisionomia vegetal de uma determinada região e seu estado de regeneração natural.
Este diagnóstico é fundamental para licenciamento ambiental de empreendimentos que necessitam realizar supressão de cobertura florestal nativa no Estado de Mato Grosso e demais regiões do Brasil.
O mesmo envolve a identificação das espécies mais representativas da área de estudo, medições de altura e DAP (diâmetro a altura do peito), análise estrutural da vegetação (estratificação), fisionomia e observação da serrapilheira.
O que é um projeto de Plantios Florestais (Recuperação de áreas degradadas e ou alteradas)?
Os PRADs elaborados pela Arbórea Environmental Agribusiness tem como objetivo propor medidas e técnicas de recuperação de áreas degradadas de maneira a otimizar as características ambientais do local, garantindo assim sua viabilidade econômica.
Para as atividades minerarias, a realização do PRAD é obrigatória no processo de licenciamento ambiental.
Dentre as técnicas empregadas pela Arbórea Environmental Agribusiness, visando a recuperação ambiental de uma área, estão: propagação vegetativa de espécies nativas, condução da regeneração natural do bioma, plantio por mudas ou sementes, etc.
O que é o Cadastro Arbóreo (levantamento florístico)?
O cadastro arbóreo ou levantamento botânico, tem como objetivo conhecer a biodiversidade florística de certa região. Envolve a marcação das árvores e a identificação da espécie com seu nome científico, popular e família botânica.
Este levantamento é parte integrante do licenciamento de empreendimentos que envolvem a supressão de cobertura vegetal nativa. O mesmo permite identificar a ocorrência de espécies florestais protegidas de corte e ou ameaçadas de extinção, bem como caracterizar corretamente o estágio de regeneração da cobertura vegetal analisada.
Este estudo também é exigido para o licenciamento de empreendimentos imobiliários (loteamentos e outros).