O que é o Agronegócio?
De forma geral, o agronegócio diz respeito a todas as atividades econômicas que se relacionam com a produção e comercialização de produtos agrícolas.
Constituindo um mercado amplo e bastante presente no dia a dia das pessoas, seu impacto atinge diversos segmentos de mercado.
Sendo um dos setores que mais gera empregos no mundo, possui vital importância não apenas para a economia, mas para o desenvolvimento humano.
Popularmente conhecido como “Agro”, é sinônimo de inovação e tecnologia, sendo um dos setores que mais investe em tendências para aprimorar seus processos.
O mercado Agro depende de constante desenvolvimento, olhar atento e capacitado bem como sintonia com os avanços tecnológicos, de modo a equalizar os impactos da produção com a demanda crescente.
O agro
Trata-se de um conjunto de atividades econômicas que derivam ou estão conectadas à produção agrícola e seu comércio, sendo um importante pilar da economia brasileira.
Vale salientar que o agro não se restringe apenas à fazenda e à colheita.
Empresas de fabricação de máquinas agrícolas, fornecimento de sementes e produtoras de agroquímicos são alguns dos exemplos de outros segmentos do agro.
Assim, investir na agricultura não é apenas uma das estratégias mais eficazes para melhorar a segurança alimentar e promover a sustentabilidade, mas também é essencial para o desenvolvimento econômico de muitos países.
Sendo um dos setores econômicos que mais emprega pessoas no mundo, a agricultura no Brasil, de acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o mercado agro brasileiro registrou a abertura de mais de 60 mil vagas no último ano.
Como funciona o agronegócio?
O agronegócio trata os diferentes aspectos da criação de produtos agrícolas como um sistema integrado.
Os agricultores criam animais e colhem frutas e vegetais com a ajuda de técnicas sofisticadas de colheita, incluindo o uso de geolocalização para direcionar as operações.
Por outro lado, os fabricantes da agroindústria desenvolvem máquinas cada vez mais eficientes.
Vale ainda ressaltar que o agronegócio é fortemente impactado pelo mercado e suas tendências, bem como por forças naturais, como as mudanças climáticas.
Qual o objetivo do agronegócio?
O objetivo do agronegócio é levar um produto agrícola ao mercado.
Envolve todas as etapas necessárias, como produção, processamento e distribuição.
O setor sustenta o crescimento da agroindústria, fundamental para o crescimento econômico não só nacional como global.
Quais são os 5 setores do agronegócio?
O mercado agro é dividido em cinco setores produtivos principais, são eles: insumos, produção, processamento e transformação, distribuição e consumo e serviços de apoio.
- Setor de insumos: inclui todos os produtos e serviços necessários para a produção agrícola, tais como sementes, fertilizantes e pesticidas;
- Setor de produção: corresponde à atividade de produção de culturas e gado;
- Setor de processamento e transformação: é composto por indústrias que recebem matérias-primas do setor de produção e as transformam em intermediários ou produtos finais, tais como a indústria de processamento de alimentos;
- Setor de distribuição e consumo: este setor está encarregado de disponibilizar os produtos ao consumidor final, por meio de canais de marketing e distribuição;
- Setor de serviços de apoio: É aqui que a Arbórea Environmental Agribusiness se enquadra. Este setor inclui todos os serviços necessários para o bom funcionamento do mercado agro, tais como serviços de consultoria técnica especializada, serviços de consultoria financeira, de seguros e outros.
O agronegócio no Brasil
Trata-se de um dos pilares da economia brasileira, bem como da sua infraestrutura industrial que é baseada no mercado agro.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) até 2016, a área plantada brasileira havia crescido 53% com relação aos últimos 25 anos anteriores, enquanto a produção teve um boom de 260% e a produtividade disparou cerca de 135% nesse mesmo período.
Estima-se que a produção brasileira de grãos salte das 236 milhões de toneladas de 2019 para um pouco mais de 300 milhões de toneladas em 2029.
Projeta-se também um crescimento de 15,3% na área plantada até 2029, configurando um aumento de mais de 10 milhões de hectares em dez anos, sendo que dessa produção destacam-se como principais grãos produzidos:
- Arroz
- Feijão
- Milho
- Soja
- trigo.
A importância do agro para a economia do país
Para entender o que é agronegócio, é preciso compreender que o setor tem um peso enorme no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, sendo uma das principais âncoras da economia do país.
Atualmente o mercado agro ocupa uma fatia que gira em torno de 26,6% do PIB total do ano, contudo, estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), apontam que a indústria agro caminha para ultrapassar a casa dos 30% do PIB total do Brasil nos próximos anos.
Os impactos ambientais causados pelo crescimento do agronegócio no Brasil
O acelerado processo de crescimento que o setor vem apresentando nos últimos anos, aliado ao fato de que esse avanço (produtivo/industrial) que por padrão explora os recursos naturais causa excessivos impactos ambientais bem como a expansão das fazendas de soja para abastecer a demanda externa tem obrigado os produtores a aumentar o desmatamento florestal o que contribui para o aquecimento global.
A poluição dos rios e lençóis freáticos por defensivos agrícolas é outro fator que impacta o meio ambiente pois afeta diretamente a vida aquática e pode causar danos à saúde humana.
Essas questões, aliadas à carência de apoio técnico experimentado, fazem com que o setor se torne o grande vilão do meio ambiente.
Para sobreviver e continuar cumprindo seu papel, o Agro precisa ser mais responsável e consciente visando garantir a sustentabilidade do planeta e para isso necessita contar com a expertise da Arbórea Environmental Agribusiness, uma assessoria comprometida não só com o a produção mas também com a proteção do meio produtivo.
Além de investir em tecnologias limpas, buscando reduzir o uso de agrotóxicos e desmatamento, o produtor necessita de acompanhamento técnico capacitado que somente uma assessoria como a Arbórea Environmental Agribusiness pode oferecer.
As profissões presentes no agronegócio
Até aqui, você já pôde perceber que o funcionamento do agronegócio se dá por etapas. Nessa engrenagem, cada agente depende de seu antecessor e sucessor, e todos dependem entre si para que o negócio funcione de maneira geral.
O setor agro, portanto, conta com diversas profissões e especialidades em seu ciclo produtivo, como técnicos, engenheiros de agronomia, veterinários, químicos e biólogos. Mas não para por aí, sendo que os campos de conhecimento ainda podem agregar:
- Estudos geográficos e geológicos;
- Ciência e tecnologia de alimentos;
- Ciência e tecnologia de laticínios;
- Engenharia ambiental e de biossistemas;
- Engenharia hídrica,
- Zootecnia.
Também não podemos deixar de lado outros segmentos fundamentais para o sucesso do agro.
Um exemplo é o financeiro, por meio de bancos e instituições que possibilitam a obtenção de crédito e contratação de seguros.
Além, claro, da indústria automotiva, com produtores de maquinários agrícolas como tratores e escavadeiras, por exemplo.
Talvez aqui você tenha entendido a real necessidade de poder contar com o apoio técnico de uma empresa como a Arbórea Environmental Agribusiness que além de lhe proporcionar acesso à profissionais (parceiros previamente cadastrados) de todas as áreas citadas acima, ainda conta com apoio jurídico e contábil podendo também lhe proporcionar assessoria especializada nos segmentos contábil/tributário, bancário e jurídico.
Quais as diferenças entre agricultura familiar e agronegócio?
A agricultura familiar é um tipo de agricultura realizada por famílias, que usa principalmente do trabalho manual e métodos tradicionais, bem como maquinário simples ou até mesmo o uso de animais.
O agronegócio, por outro lado, é um tipo de agricultura em larga escala que utiliza técnicas e tecnologias modernas.
As fazendas familiares são geralmente pequenas em tamanho, enquanto os agronegócios costumam ser grandes operações, destinadas a suprir mercados relevantes e uma enorme demanda de atacadistas ou processadores.
Já os agricultores familiares tipicamente vendem seus produtos diretamente aos consumidores, enquanto os agronegócios tipicamente vendem seus produtos a atacadistas ou processadores.
Orgulhamo-nos em dizer que a Arbórea Environmental Agribusiness oferece soluções que envolvem desde à agricultura familiar (como por exemplo a titulação da micro e pequena propriedade rural) até os grandes conglomerados produtivos, compostos por grandes corporações detentoras de extensas área plantadas.